Tempo de leitura: 3 minutos
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais serve para agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.
Continue lendo este post e saiba como emitir esse documento fiscal!
Cadastrando os equipamentos de transporte
Na tela inicial do sistema, clique na aba Movimentação, em seguida clique na opção Faturamento, vá até MDF-e e clique na opção Equipamentos:
Na tela abaixo, cadastre os equipamentos utilizados para transporte. E caso o equipamento não seja de sua propriedade, coloque os dados do proprietário:
Cadastrando a MDF-e
Para cadastrar uma MDF-e, precisamos voltar até a tela inicial do sistema, onde clicaremos novamente em Movimentação, Faturamento, MDF-e, mas agora escolheremos a opção Lançamentos:
Na tela que abrirá em seguida, você poderá gerenciar os manifestos. Para cadastrar um novo manifesto, clique no botão incluir:
Na tela seguinte, inclua os dados de transporte, os dados do destino final da entrega e clique em Iniciar Lançamentos. Inclua também os municípios onde serão carregadas as mercadorias:
Na aba Municípios de descarregamento, inclua os municípios em que os produtos serão descarregados:
Na aba NF-e’s, inclua as notas fiscais que serão descarregadas em cada município informados anteriormente:
Na aba UF’s de percurso, inclua as UF’s em que o transporte transitará desde o primeiro município de carregamento até o último município de descarregamento, sendo que a UF de início e UF de destino não são necessárias informar:
Caso as cargas possuam lacres de identificação, inclua na aba Lacres:
Na aba Rodoviário, existe uma outra aba chamada Veículo de tração, onde é possível incluir os dados do veículo que fará o transporte, e caso possua reboques, inclua na parte inferior:
Na aba CIOT é possível incluir o número do CIOT e o CPF/CNPJ responsável, esses dados não são obrigatórios:
Na aba Vale pedágio, é possível incluir os dados do vale pedágio, caso tenha:
Na aba Condutores, é possível incluir o condutor do veículo que fará o transporte: (Clique aqui e saiba como cadastrar)
Caso a carga possua seguro, coloque os dados na aba Seguros de carga:
Na aba Totais, são exibidos os totais do MDF-e, onde o sistema apura esses dados automaticamente somando os valores das NF-e que foram incluídas no carregamento. Clique em Confirmar para finalizar a inclusão:
Após confirmar a inclusão, clique no botão de Gerar MDF-e. A tela abaixo será exibida para que sejam informados os dados de emissão, em seguida clique em Confirmar para enviar os dados para Sefaz:
Após a Sefaz autorizar o envio do MDF-e, o registro ficará com a cor preta. Quando a entrega das mercadorias terminar é necessário efetuar o processo de encerramento do MDF-e, para que o veículo de transporte possa estar vinculado a outro MDF-e. Na tela abaixo, clique no botão Encerrar:
Após a Sefaz autorizar o encerramento do MDF-e, o registro ficará com a cor verde.
Qualquer dúvida sobre este ou outro processo do sistema, entre em contato com a DNA Sistemas ou fale conosco através chat.