Entenda como funciona a troca de mercadorias

Tempo de leitura: 2 minutos

Você fez uma venda, mas o cliente voltou alegando que o produto não serviu, ou então, que prefere algum outro produto que tenha na loja. O que fazer? Casos como esse são muito comuns, por isso, existe a opção de Troca de Mercadorias.

Neste artigo vamos entender como funciona a Troca de Mercadorias. Continue lendo!

Como lançar uma troca

Os lançamentos de trocas são feitos na janela de Troca de Mercadorias. Para acessar essa janela, o usuário precisa clicar na aba Movimentação e dentro dessa aba escolher a opção Troca e Lançamentos.

Quando a janela de Troca de Mercadorias abrir, será necessário confirmar a Data da Troca e informar o Usuário que está fazendo a troca. Após lançar essas informações, o sistema inicia o lançamento.

Movimentação:

Entrada: Movimentação de Entrada é o lançamento do produto que o cliente devolve para a loja, na intenção de pegar outro produto em seguida.

Saída: Movimentação de Saída é o lançamento do produto que o cliente leva da loja, após ter devolvido o que comprou.

Para lançar troca é obrigatório informar pelo menos um produto com a movimentação de entrada e outro com a de saída.

Após lançar os produtos desejados na troca, basta clicar no botão Confirmar Lançamentos. Após confirmar, o sistema vai verificar os produtos que foram lançados como entrada e saída. Se o valor dos produtos de entrada for maior que o de saída, o sistema vai perguntar qual opção o usuário deseja:

Devolução de Dinheiro: Devolve em dinheiro o valor da troca.

Lançar Crédito: Lança um crédito na conta do cliente para ser usado na próxima compra dele. Esse valor pode ser usado como desconto na próxima venda para o cliente.

Gerar cupom de desconto: Essa opção gera um cupom de desconto para ser usado em qualquer venda.

Se o valor da saída for maior do que a movimentação de entrada, o sistema vai pedir a forma de pagamento igual à da venda. Vai ser finalizada como se fosse uma venda.

Em seguida, o sistema vai pedir os dados para gerar uma NF-e de entrada e outra de saída referente aos produtos da troca. Nessa janela de Importar Movimentação é obrigado informar o Cliente, CFOP e a Natureza de Operação. Depois é só clicar em confirmar.

Após seguir essas instruções o usuário concretiza o lançamento de troca de mercadoria com sucesso.

Qualquer dúvida sobre este ou outro processo do sistema, entre em contato com a DNA Sistemas ou fale conosco