Como utilizar o código CFOP

Tempo de leitura: 3 minutos

O CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações) é um código do sistema tributarista brasileiro, determinado pelo governo. É indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. É utilizado em uma operação fiscal e define se a nota emitida recolhe ou não impostos, movimento de estoque e financeiro. O CFOP, em sua maioria composto por quatro dígitos, onde o primeiro, no caso o prefixo, determina a natureza da operação, ou seja, se é entrada ou saída de mercadorias. Por sua vez o sufixo determina o código de Situação Tributária.

Sempre que for utilizar esse código, é preciso entrar em contato com a contabilidade para saber qual código usar e de que maneira cadastrar.

Onde cadastrar os códigos CFOP

Para cadastrar os CFOP’s, o usuário precisa ir na aba Cadastro, na tela principal do sistema e escolher a opção Diversos:

Ao clicar nessa opção, o sistema apresenta uma janela. Nessa janela, escolha a opção CFOP:

Na janela de Cadastro de CFOP é possível fazer a consulta de CFOP pesquisando por Código e Descrição. Caso não tenha essas informações para pesquisa, é possível fazer uma filtragem geral, clicando na seta ao lado. Nessa mesma janela, existe a opção de cadastrar novos CFOP’s, clicando na opção Incluir.

Ao clicar na opção Incluir, o sistema abre uma aba com vários campos para preenchimento:

  • CFOP: Preencha com o código do CFOP.
  • Descrição: Descreva o CFOP de acordo com a tabela ou da maneira mais fácil de entender, como por exemplo Venda Vinculada ao ECF, Venda para dentro do estado, Devolução de compra e etc
  • Natureza da Operação: A natureza de operação é o que aparece na Danfe, ela pode ser descrita como Venda, Devolução, Troca e etc.
  • CFOP de Entrada(Conversão): Preencha com o CFOP de conversão.
  • CFOP de Entrada(Conversão)(2): Preencha com um segundo CFOP de conversão.
  • Tipo de movimentação para faturamento: Marque nessa opção se esse CFOP será usado apenas para Venda, Devolução ou alguma das outras opções.

Após o preenchimento desses dados, confirme. Faça esse processo de cadastro com todos os CFOP’s que serão usados nas movimentações.

CFOP’s Padrões

Existem CFOP’s padrões, ou seja, CFOP’s que serão utilizados nas operações do dia a dia, em NF-e’s, NFC-e’s e NFS-e’s.

Para configurar os CFOP’s padrões, o usuário deve ir até a opção Parâmetros, na aba Manutenção:

Na tela de Parâmetros do sistema, existem campos onde serão adicionados todos os CFOP’s padrões, de Entrada e Saída, Dentro do Estado e Fora do Estado.

No lançamento de produtos na NF-e, o sistema permite também lançar CFOP individualmente. Existe a possibilidade de uma NF-e ter produtos com diferentes CFOP’s.

Se um CFOP inexistente for digitado no campo, o sistema exibe um aviso de CFOP não cadastrado perguntando se deseja cadastrar o CFOP no sistema.

Se o usuário clicar em sim, a janela de cadastro de CFOP abrirá para que ele seja cadastrado.

O usuário também pode alterar o CFOP dos produtos que já foram lançados na nota, ele precisa apenas marcar o produto que irá ser alterado e clicar em Funções. Na janela que abrirá, o usuário precisa escolher a opção Alterar dados tributários do produto.

Uma janela com os Dados da Tributação irá disponibilizar vários campos para alteração, o primeiro deles é o campo de CFOP:

Depois é só Confirmar dados e Confirmar Lançamentos. Lembrando que esses campos deverão preenchidos com o auxilio da contabilidade.

Qualquer dúvida sobre este ou outro processo do sistema, entre em contato com a DNA Sistemas ou fale conosco através chat.