Tempo de leitura: 3 minutos
O sistema disponibiliza o recurso de Controle de Empréstimos. Ele permite controlar todos os empréstimos feitos pelo estabelecimento, tanto a pagar quanto a receber.
Por exemplo, durante uma venda você descobre que um dos produtos está em falta. Para não deixar o cliente na mão, você tem a opção de pegar o produto emprestado na loja do vizinho. No acordo entre as lojas será decidido como o empréstimo será resolvido, se será transformado em venda ou então será devolvido quando chegar.
Primeiros passos
Para trabalhar com empréstimos é necessário que sejam feitos cadastros de quem pega o empréstimo com o seu estabelecimento e quem empresta produtos ao seu estabelecimento. Quem pega emprestado precisa ser cadastrado como Cliente e quem empresta precisa ser cadastrado como Fornecedor.
Movimentação de Empréstimos
Para utilizar esse recurso, o usuário precisa ir até a aba Movimentação e clicar em Empréstimo:
Três opções aparecerão para o usuário, Empréstimos a pagar, Empréstimos a receber e Relatórios.
Empréstimos a pagar
Os Empréstimos a pagar são todos os empréstimos feitos a outros estabelecimentos, ou seja, toda vez que o seu estabelecimento pegar algo emprestado, precisa pagar de alguma maneira.
Para lançar os Empréstimos a pagar, o usuário precisa clicar na opção Incluir, e na janela seguinte preencher os campos solicitados:
Após o preenchimento dos campos, clique em Confirmar. Em seguida o sistema muda de aba para o lançamento dos Produtos:
Após o lançamento dos produtos, clique em Confirmar. Uma tela aparecerá para que o usuário confira as informações e confirme:
Após conferir os dados e confirmar, o sistema abre uma janela para lançamento de Nota Fiscal, se o usuário não quiser fazer uma nota da movimentação, é só fechar a janela. Depois desse processo, a janela de Cadastro de Empréstimos aparecerá constando o empréstimo efetuado:
Para resolver esse empréstimo, o usuário pode clicar duas vezes no registro dele, e na janela seguinte escolher entre Efetuar Devolução ou Efetuar Pagamento:
Empréstimos a receber
Os Empréstimos a receber são todos os empréstimos feitos pelo estabelecimentos, ou seja, todos os produtos emprestados a outros.
Para lançar os Empréstimos a receber, o usuário precisa clicar na opção Incluir. Essa janela tem os mesmo dados de preenchimento da janela de Empréstimos a pagar, a diferença é que ao invés de Fornecedor vamos preencher com Cliente:
As outras janelas também seguirão o padrão das janelas de Empréstimos a pagar.
Da mesma forma, para Efetuar Devolução e Efetuar Recebimento, o usuário fará o mesmo processo:
Os Empréstimos a Receber podem ser importados nas vendas também, para isso, o usuário precisa escolher a opção Carregar Empréstimos clicando em Funções:
Em seguida o sistema abrirá a janela de Empréstimos a Receber, nela aparecerão os registros dos empréstimos efetuados, o usuário precisa escolher e dar um duplo clique, para que o sistema importe os produtos e o cliente do empréstimo:
Na janela o seguinte o usuário pode revisar os dados e Confirmar:
Em seguida a venda pode ser finalizada normalmente e a baixa no empréstimo será automática.
Relatórios de Empréstimos
Por último, mas não menos importante, temos os Relatórios de Empréstimos:
Como exemplo, gerei um Relatório de Empréstimos a Pagar para visualizarmos:
Esse recurso pode ser utilizado em todos os ramos, conforme a necessidade do estabelecimento.
Qualquer dúvida sobre este ou outro processo do sistema, entre em contato com a DNA Sistemas ou fale conosco através chat.